Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

1. O que é ar condicionado?

É um equipamento destinado a climatizar o ar em um ambiente fechado, mantendo sua temperatura e umidade controladas, mantendo um ambiente ameno e agradável, qualquer que seja a estação do ano e as condições climáticas.

Como o clima requer refrigeração no verão e aquecimento no inverno, o ideal é utilizar os modelos com ciclo reverso, ou seja, que podem também ser utilizados para aquecer o ambiente. Sua utilização garante a temperatura ambiente ideal, gerando conforto, produtividade, saúde e bem-estar.

Procure adquirir sempre os aparelhos com o Selo PROCEL de eficiência energética.

 

2. Como funciona o condicionador de ar?

A principal função do condicionador de ar é expulsar o calor para fora do ambiente; não produzir o ar frio. O evaporador, que fica dentro do ambiente (suga o ar quente e emana ar frio),trabalha em equilíbrio com o condensador, que fica do lado de fora e expulsa o calor para fora do ambiente. Nos equipamentos que, além de refrigerar, aquecem o ambiente, a função do evaporador é inversa: suga o ar frio e o substitui pelo ar quente.

Por isso, jamais obstrua a saída de ar da parte traseira do seu condicionador de ar do tipo janela ou da unidade condensadora do seu ar condicionado split.

 

3. Qual o gás refrigerante utilizado nos condicionadores de ar?

Os equipamentos utilizam o refrigerante R-22 ou R-410 A.

 

4. Posso instalar o aparelho atrás de uma cortina?

Não recomendamos. Esse procedimento dificulta a vazão do ar, o que força o funcionamento do compressor, diminuindo a sua vida útil e aumentando o consumo de energia.

 

5. O que é compressor?

O compressor é o coração do seu condicionador de ar, independente do seu modelo ou capacidade. Podem variar em compressor rotativo, alternativo ou scroll.

 

6. O que é um compressor rotativo?

É aquele cujo processo mecânico comprime o ar em suas espirais internas, o que reduz consideravelmente o nível de ruído, com mínimo desgaste das peças (ciclo de vida superior) e necessidade de pouca energia para executar o trabalho.

 

7. Por que o compressor rotativo consome menos energia?

Porque a sua mecânica de funcionamento garante menor atrito entre suas peças, o que diminui o esforço para cumprir sua função.

 

8. Quais os condicionadores de ar que utilizam compressor rotativo?

Todos os modelos dos condicionadores de ar Split e alguns condicionadores de ar Janela.

 

9. O que é compressor alternativo?

É o tipo de compressor que comprime o ar, com um sistema parecido com um pistão de carro. Por isso o nível de ruído é mais elevado, com maior desgaste das peças (menor ciclo de vida) e necessidade de maior consumo de energia para executar o trabalho.

 

10. O que é um compressor Scroll?

Um compressor tipo scroll é geralmente um compressor pequeno utilizado em aplicações, como refrigeradores domésticos e construção de sistemas de condicionadores de ar para edifícios, que não exigem as capacidades de alto desempenho dos projetos de compressores centrífugos ou de parafuso duplo, maiores.
Em um compressor tipo scroll, um componente em forma de rolo orbital é movimentado em relação a um componente estacionário de forma semelhante dentro de um encapsulamento. No lado de sucção do compressor, o gás é trazido para dentro da abertura de sucção no encapsulamento e para dentro da cavidade produzida entre os componentes de rolo estacionário e orbital e o encapsulamento. Conforme o eixo gira e move o rolo orbital, a cavidade começa a diminuir de tamanho à medida que continua a avançar para dentro, ao longo das paredes dos rolos. Quando a cavidade atinge o local de descarga do compressor, o gás comprimido é descarregado através da abertura de descarga no encapsulamento.
Como os rolamentos de compressores maiores, os rolamentos de compressores tipo scroll são expostos a gases refrigerantes e precisam suportar altas velocidades e altas cargas enquanto proporcionam alta precisão de giro e confiabilidade. Os rolamentos mais freqüentemente empregados em compressores tipo scroll são rolamentos rígidos de esferas, rolamentos de rolos cilíndricos e rolamentos de rolos de agulhas.

11. Por que escolher corretamente a capacidade do seu condicionador de ar?

Em primeiro lugar, para garantir o seu conforto. Além disso, um equipamento com capacidade abaixo da necessária para o ambiente aumenta demasiadamente o consumo de energia e diminui a vida útil do compressor.

 

12. O que é BTU/h?

As iniciais querem dizer : British Thermal Unit (Unidade Térmica Britânica).Trata-se da unidade de medida utilizada para refrigeração e que corresponde à capacidade de refrigeração que o condicionador de ar deve ter para garantir o conforto do seu ambiente.

 

13. O filtro do condicionador de ar retém partículas?

Sim e é exatamente essa a sua função. Por isso é importante mantê-lo sempre limpo, de forma a não impedir a passagem do fluxo de ar, garantindo a máxima eficiência do seu equipamento.

 

14. Quais os tipos de condicionadores de ar disponíveis no mercado?

Janela ou parede:

São os mais utilizados e também os mais baratos. São facilmente encontrados no varejo. Fazem uma renovação contínua do ar fresco. Deve ser instalado embutido na parede. Os modelos mais recentes têm baixo nível de ruído e possuem controle remoto de operação.

São facilmente instalados na parede ou janela do ambiente a ser climatizado. Apresentam uma unidade compacta que garante todo conforto que você precisa.

 

Portátil:

São práticos porque podem ser utilizados em todos os ambientes da casa onde for necessário climatização e tem custo zero de instalação, duas grandes vantagens.

Funcionam expelindo o ar quente para o exterior e trazendo ar frio para o interior. Estes aparelhos também asseguram a renovação do ar. Os modelos mais recentes têm baixo nível de ruído e possuem controle remoto de operação.

 

Split:

Ar Condicionado Split é um sistema constituído de dois equipamentos, sendo estes a unidade evaporadora (interna) e a unidade condensadora (externa), os quais são unidos entre si através de tubulações de cobre.

Dependendo da capacidade do sistema, será definida a distância e desnível máximos entre estas unidades.

Os tipos de Split são: Split Hi-Wall / Split Cassete / Split Dutado

 

Sistemas Centrais:

São recomendáveis para ambientes comerciais, para climatização de muitos ambientes simultaneamente. Tem custo maior de aquisição, operação e manutenção. São muito silenciosos. Não ficam visíveis nas fachadas de prédios.

 

15. O que é evaporador?

É o módulo que fica no interior do ambiente, insuflando o ar frio ou quente. Na unidade interna há a necessidade de um ponto de dreno para o escoamento da água formada pela condensação da umidade contida no ambiente interno.

 

16. O que é o condensador?

É o módulo que fica fora do ambiente, expulsando o ar quente ou frio. É na unidade externa que fica o compressor do aparelho, garantindo o máximo conforto e silêncio no seu ambiente.

 

17. O que faz a função Sweep?

Na saída do ar, há duas pás de direcionam a sua saída. Através da função Sweep, essas pás se movimentam continuamente de forma a distribuir o ar no ambiente de forma homogênea.

 

18. O que faz a função Sleep?

Durante a noite o metabolismo do nosso corpo se altera e trocamos menos calor com o ambiente (resfriamos). Dessa forma, a função Sleep garante que a temperatura do seu condicionador de ar aumente automaticamente, sem a sua intervenção, permitindo que você tenha um sono tranqüilo.

 

19. O que é aletado?

É o nome dado ao conjunto de tubos de cobre (dentro dos quais corre o gás refrigerante) e chapas de alumínio, que fica dentro do seu condicionador de ar. Através do contato das chapas de alumínio com os tubos de cobre existe uma troca de calor que acelera a velocidade do gás refrigerante.

 

20. O que é filtro eletrostático?

É o filtro responsável por atrair (como um imã) a poeira e as micro-partículas suspensas no ar. O funcionamento é muito parecido com aquela brincadeira de criança, de se esfregar um pente de plástico na blusa de lã e atrair um monte de papéis picados.

21. O que é Split Cassete?

É o split que permite instalação em forro de gesso, rebaixado. É muito parecido como uma grelha de saída de ar.

 

22. O que é Built-In?

É um split que permite instalação embutida em sancas de gesso.

 

23. O que quer dizer Console/Under Ceiling Piso Teto?

É a denominação para determinados tipos de splits cuja instalação pode ser rente ao teto, ou sobre o piso.

 

24. Quando dutar um equipamento?

Primeiro deve-se verificar se o equipamento pode ou não ser dutado. Caso o fluxo de ar não tenha pressão estática suficiente, como ocorre, por exemplo, na maioria dos aparelhos de ar condicionado de janela, não se deve instalar dutos nestes equipamentos.

Normalmente um equipamento é dutado quando existem várias áreas necessitando ao mesmo tempo de condições de conforto semelhantes, ou quando há uma área muito grande onde o ar deva ser uniformemente distribuído.

A vantagem do sistema dutado é que nele ocorre uma melhor distribuição do ar. A desvantagem é que o controle de temperatura fica restrito a apenas um ponto.

 

24. O que é sistema Inverter?

O compressor inverter tem um dispositivo interno que ajusta a freqüência do motor e conseqüentemente o giro do mesmo, ficando sempre em funcionamento mas executando seu trabalho gradualmente de acordo com a temperatura do ambiente, atingindo a temperatura rapidamente e não tendo picos de surto após ser ligado, com isto sua economia de energia em relação ao ar condicionado convencional tem uma diminuição de aproximadamente em 30% com uma eficiência melhor de resposta.

 

26. Simulação de Carga Térmica:

Quer saber como fazer um bom calculo de carga térmica? Aqui você obterá simples regras para isso, lembramos que em casos mais complexos sempre é bom consultar um responsável técnico.

 

Para calcular a carga térmica, siga o modelo abaixo (exemplo):

 

Exemplo 1: Casa COM insolação ou apartamento que seja cobertura:

  1. 800 btu/h por m², considerando-se até 2 pessoas por ambiente.
  2. Para cada pessoa adicional, acrescentar 600 btu/h.
  3. Para cada equipamento eletroeletrônico, acrescentar 600 btu/h.

 

Simulação do Cálculo:

Quarto de casal em apartamento de cobertura.

Dimensões do ambiente: 15 m²

Quantidade de pessoas no ambiente: 2

15 m² x 800 btu/h = 12.000 btu/h de cárga térmica.

Equipamento ideal: Split – 12.000 btu/h

 

Exemplo 2: Casa SEM insolação ou apartamento que não seja cobertura:

  1. 600 btu/h por m², considerando-se até 2 pessoas por ambiente.
  2. Para cada pessoa adicional, acrescentar 600 btu/h.
  3. Para cada equipamento eletroeletrônico, acrescentar 600 btu/h.

 

Simulação de Cálculo:

Quarto de casal em apartamento de andar intermediário.

Dimensões do ambiente: 15 m²

Quantidade de pessoas no ambiente: 2

15 m² x 600 btu/h = 9.000 btu/h de cárga térmica.

Equipamento ideal: Condicionador de ar Split – 9.000 btu/h

 

Temperaturas

A maioria dos ar condicionados feitos no Brasil são construídos para trabalharem normalmente na média das temperaturas :

Externas + 5 a + 43 C

Internas + 21 a + 32 C

 

INSTALAÇÃO DE SPLIT-SYSTEM

A instalação de um sistema de ar condicionado, com condicionadores individuais do tipo SPLIT-SYSTEM, é composta de fases de instalação, onde são agregados componentes necessários ao perfeito funcionamento do sistema, conforme segue:

 

UNIDADE CONDENSADORA

UNIDADE EVAPORADORA

REDE FRIGORÍGENA

REDE ELÉTRICA

REDE DE DRENAGEM

 

REDE FRIGORÍGENA

Construídas em tubos de cobre isoladas termicamente, destinadas a conduzir o refrigerante entre a UNIDADE CONDENSADORA e a UNIDADE EVAPORADORA.

Podem ser instaladas embutidas em paredes ou forro, ou mesmo sobrepostas em paredes, e haverá a necessidade de aberturas em paredes, pisos ou lajes para passagem dos tubos, da Unidade Externa para a Unidade Interna.

 

REDE ELÉTRICA

Construídas em cabos elétricos flexíveis, condicionadas em eletrodutos, destinadas a alimentação elétrica do sistema. O caminhamento do eletroduto seguirá o mesmo da rede frigorígena

 

. O usuário deverá disponibilizar um ponto de força de capacidade indicada pela instaladora, e esse ponto de força poderá ser junto a Unidade Externa, ou junto a Unidade Interna, em função das configurações técnicas de cada fabricante.

 

REDE DE DRENAGEM

Construídas em tubo de PVC marrom, isoladas termicamente, destinadas ao esgotamento de água condensada na Unidade Interna.

Em geral as redes de drenagem são instaladas embutidas em paredes.

Em instalações cujo sistema seja Quente/Frio, será necessário ponto de dreno também para a Unidade Externa.

 

 

Para cada um dos componentes acima descritos, é necessário que o usuário tenha consciência da sua necessidade, e que haverá um período de obras destinadas a instalação de todo o conjunto, que irá atendê-lo de forma adequada.

 

 

Fatores a considerar:

 

Eficiência:

  • A refrigeração funcionará com maior eficiência se for evitada a incidência de raios solares no ambiente.
  • Utilize cortinas ou persianas para filtrar a luz solar.
  • Não obstrua com cortinas ou similares a frente do condicionador.
  • O ar ambiente deve circular livremente.

 

Localização:

  • Se pudermos escolher, deveríamos instalar o ar condicionador em paredes voltadas para leste ou sul, onde a incidência solar não é tão forte.
  • Escolher uma parede onde a parte externa (traseira) do aparelho receba o mínimo possível de raios solares. Mas isto nem sempre é possível, então instale um anteparo para evitar que os raios solares incidam diretamente no aparelho.
  • É muito importante também evitar que a parte externa do aparelho esteja voltada para locais fechados tais como cômodos internos, corredores, garagens, forros, etc.
  • Quanto mais livre correr o ar mais leve trabalhara o compressor, e isto serve para os dois lados (externo e interno).

 

Dimensionamento:

  • Para o correto dimensionamento do condicionador de ar é fundamental considerar o tamanho do ambiente, o seu isolamento, a sua exposição ao sol ou sombra e o número de pessoas que freqüentarão o ambiente, ou seja, para o quarto de solteiro a potência do aparelho pode ser menor do que a necessária para a sala de TV, onde mais pessoas permanecem ao mesmo tempo, aumentando a carga térmica do ambiente. Siga sempre as instruções do fabricante.

 

Outros fatores a considerar:

  • Geralmente, todos os aparelhos possuem termostato que mantém, de forma automática, a temperatura selecionada.
  • As exigências de instalação de cada um dos tipos de aparelho de ar condicionado podem, também, influenciar o modelo a comprar.
  • Nos tipos split as unidades externas são maiores e mais pesadas que as unidades internas.
  • No caso dos aparelhos de parede, podem ser colocados em janelas ou numa abertura na parede.
  • No caso dos portáteis, o tubo de evacuação do ar é passado através de uma pequena abertura na janela ou na porta.
  • Nos splits a interligação do tubo de cobre pode passar entre uma abertura na janela ou através de um pequeno buraco na parede.
  • A unidade externa é colocada num suporte na parede ou na varanda exterior.
  • A instalação do condicionador de ar deve ser efetuada por técnicos especializados.